Sign In:     

Forum: Portuguese Forum

Topic: Instabilidade Crítica de Latência (DPC) no Dell Latitude 7490 com i7-8650U e Windows 11
Prezados(as) do Suporte Técnico,Estou enfrentando problemas críticos de interrupções (dropouts, clicks e travamentos) ao usar o Virtual DJ para performances de áudio em tempo real.

Realizei uma análise aprofundada com a ferramenta LatencyMon e otimizações de nível de sistema (BIOS e drivers), e identifiquei que a raiz do problema está no kernel do sistema operacional e drivers de gerenciamento de energia, o que afeta diretamente o tempo de resposta do software de áudio.

Detalhes do Sistema e dos Problemas Hardware:

Dell Latitude 7490Processador: Intel Core(TM) i7-8650U @ 1.90GHz (8ª Geração)
BIOS Atual: 1.44.
0Sistema Operacional: Windows 11 (10.0, build: 26100)
Status de Estabilidade: O LatencyMon continua a reprovar o sistema após longos testes.📈

Relatório de Latência DPC (Cenário Crítico)No meu último teste de 16 minutos (Wi-Fi e Turbo Boost DESLIGADOS, VDJ aberto), o sistema apresentou: Pico DPC Máximo: $\mathbf{1871,217\ \mu s}$ (Microsegundos)Driver Culpado: ACPI.sys (ACPI Driver for NT, Microsoft Corporation)Frequência de Picos: 35 eventos acima de $\mathbf{1000\ \mu s}$ em 16 minutos.

Ações Já RealizadasDriver Gráfico: Fixação do driver de vídeo Intel na versão OEM (Dell $\mathbf{A14}$) para eliminar picos de $\mathbf{5000\ \mu s}$ do dxgkrnl.sys.
Rede: Placa de Wi-Fi Interna permanentemente desativada (resolvendo conflitos de driver de rede).
Energia: Turbo Boost (Intel Speed Step) desativado na BIOS para mitigar throttling e flutuações.

Mesmo com estas otimizações agressivas, o pico de $\mathbf{1871\ \mu s}$ (ACPI.sys) persiste, indicando um conflito fundamental entre o kernel do Windows 11 e o firmware de gerenciamento de energia deste hardware de 8ª Geração.

Gostaria de saber se o Virtual DJ possui alguma configuração interna (por exemplo, ajustes de thread priority, otimizações de timer resolution, ou workarounds específicos de kernel) que poderia ser aplicada no ambiente Windows 11 para mitigar os picos de DPC causados pelo ACPI.sys ou se a única solução recomendada por vocês é o downgrade para o Windows 10 Pro (onde o hardware de 8ª Geração é historicamente mais estável).Agradeço qualquer orientação técnica que possa me ajudar a atingir a estabilidade de áudio ideal ($\mathbf{< 500\ \mu s}$).

Atenciosamente,

Posted Tue 16 Dec 25 @ 2:32 pm
Vamos lá, aqui não é o suporte técnico. Somos um fórum de usuários do programa, como você. E reconheço que a análise acima está além da minha capacidade técnica de resposta.
Pra falar com o suporte clique no link abaixo e procure o botão “Contact Support”

https://www.virtualdj.com/help

Ola, obrigado pelo retorno. Aqui no forum, você ja viu algo parecido relacionado ao Virtual Dj e a geração 8 da intel serem mais compativeis com o Windows 10?

Não. Tenho o VirtualDJ em um desktop Intel i9 com Windows 11 mas sinceramente não utilizo a máquina para tocar, então mesmo que pra mim esteja funcionando bem o seu hardware e parâmetro de uso são diferentes do meu.

Sobre o problema, procurei nos fóruns gringos e achei algumas ocorrências similares, então tente desabilitar o ACPI.sys. Sim, você ficará sem alertas de bateria mas por padrão, sendo o VirtualDJ um programa que exige alta performance o ideal é remover todas as configurações de economia de bateria e usar sempre plugado na tomada, então ao desabilitar o driver você não perde tanto partindo deste pressuposto.