Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Problemas com Hercules RMX - Dúvidas sobre limites do VirtualDJ LE e sobre ligação do controlador a um mixer externo

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

Boa tarde pessoal,

Eu comprei uma hercules dj console RMX em segunda mao. Ela esta em perfeito estado, pelo menos ate agora, mas tenho umas certas duvidas.

1 - O CD de instalação que vem com o controlador e' VDJ 5.2.2 DJC Edition, e eu gostaria de saber se nesta versao e' possivel aceder ao menu de configuraçoes, pois eu ja intalei o programa e quando vou ao canto superior direito encontro o botao "rec" e "more", ao carregar no botao "more" eu tenho que ativar a versao pro full para poder aceder as configuraçoes, como por exemplo skins, as defeniçoes do audio, etc. Ou seja quando acabar a ver de 20 dias de pro full ja nao conseguirei mudar nenhumas definiçoes certo?

2 - Eu costumo por musica em alguns eventos, mas deparei-me com uma situaçao que nao sei resolver que consta do seguinte:
Eu quero ligar a controladora a uma mesa de misturas (external mixer) mas nao consigo fazer a pre-escuta na controladora RMX. Eu liguei dois cabos RCA do output 1-2 a um canal da mesa de misturas e outro do output 3-4 a outro canal da mesa, sendo que nas configuraçoes do VDJ alterei o outputs para external mixer, mas nao consigo ouvir a musica que quero meter a seguir na controladora rmx.

Agredeço a quem me conseguir responder a estes dois problemas.

Cumprimentos
 

Posted Sat 13 Apr 13 @ 11:58 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
O VirtualDJ LE vem pronto para seu controlador. Não é possível acessar o menu de configurações pois em teoria, você não precisa configurar nada. O VirtualDJ LE não permite nenhum tipo de personalização (efeitos, skin, mapeamento, etc.). Ele faz exatamente o que está escrito no manual do controlador. O período de 20 dias é para que vc possa testar o VirtualDJ Pro Full, e se ficar satisfeito pensar no upgrade. No seu caso, você teria desconto no upgrade, mas isso não acontecerá se o dono anterior tiver registrado o número de série da sua cópia do LE aqui no site. Clique "My account" > "software licenses" para tentar registrar seu número de série. Escreva-o sem a parte "/XXX".

Ao ligar a controladora em um mixer externo e mudando o setup para "external mixer", você deve usar o mixer externo para pré-escuta. Isso deve ser feito pois você desabilitou o mixer interno do programa.
 

Posted Sat 13 Apr 13 @ 12:28 pm
A parte da pre escuta eu ja resolvi, usando o mixer externo e funciona como deve ser. Em relaçao ao VDJ LE se o estiver a usar em modo normal (sem estar no trial do pro full) e ligar o controlador RMX a um external mixer ele vai adoptar como sendo dois canais? visto que eu nao posso configurar e mudar para a opçao de external mixer?

É que eu fui passar musica a um festival e o sistema de som que la existia (PA) era o de uma queima das fitas (de lisboa neste caso) e tinha como mesa de misturas uma pioneer djm 2000, e quando eu liguei a controladora a mesa de misturas, cuja a ligaçao foi feita com um cabo RCA do canal 1-2 a um canal da mesa de misturas, o som saia ruidoso e a musica "saltava" e eu nao percebi o porque. Sendo que nao podia alterar as configuraçoes, o programa estava a funcionar como output: Headphones e penso que o problema seja dai, pois as musicas eram originais e compradas. Como poderei resolver este problema?
 

Posted Sat 13 Apr 13 @ 1:31 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Demorei pra entender o termo "Queima das Fitas"... no Brasil não temos isso. Mas deu pra entender que era um dispositivo que foi usado em um evento de universitários portugueses.

Vamos aos questionamentos.

O VirtualDJ LE em modo normal não permite outras configurações de áudio (sound setup) além da configuração necessária para seu equipamento. Portanto você não consegue trabalhar em modo "external mixer" com VirtualDJ LE exceto seu controlador exija isso. E como você já notou, o Hercules RMX em modo normal não utiliza configuração "external mixer".




Eletronicamente, ligar o canal 1-2 a uma entrada LINE de um mixer DJM-2000 é a mesma coisa que ligar o mesmo canal 1-2 a um amplificador. Para seu controlador não muda nada. Só muda externamente, pois você passa a ter o áudio master da saída do controlador com volume e equalização definida por um mixer.
Obviamente, você deve atentar para ligar o controlador a uma entrada Line. Caso você ligue o mesmo a uma entrada Phono, haverá distorção no áudio.
Outro ponto importante: o DJM-2000 tem processador de efeitos interno. É importante que a entrada em que você ligou o controlador não estivesse roteada a um destes efeitos, o que pode levar também ao comportamento citado.
Se você conectou corretamente o controlador a uma entrada Line do mixer e não haviam efeitos aplicados, os chiados que você teve não me parecem problema com o sound setup do VirtualDJ. Em geral, ruídos e chiados são inerentes a erro na configuração de latência do seu sistema.
Cada sistema é diferente um do outro, e sempre que se atribui uma nova função a este sistema o mesmo trabalha de modo diferente. por exemplo: em casa você usa seu computador pra tocar com seu controlador, todas as musicas estão no seu HD interno, e tudo ocorre normalmente. Mas imagine se você vai tocar em outro lugar, onde você te músicas em HDs externos, e também precisa acessar internet ao mesmo tempo que está tocando. Tudo isso irá interferir no desempenho do seu sistema, consequentemente poderão haver problemas de áudio inerentes à mudança na carga de processamento de sua máquina.
A latência, ou ASIO buffer, é o tempo de resposta do sistema a um comando externo. Quanto menor a latência (tempo de resposta mais rápido), mais recursos sua placa de áudio exigirá do sistema (CPU e RAM), e quanto maior a latência (tempo de resposta mais lento), poderão ocorrer atrasos do computador ao receber comandos do seu controlador (demora ao apertar play). Quando o sistema está sobrecarregado, e a latência definida é bem alta, ele "engasga" pra processar toda informação com rapidez, e estes "engasgos" são os chiados que você ouve.
A latência da placa de som do seu controlador é ajustada no gerenciador Hercules, guia Main. Com VirtualDJ fechado, certifique-se que a placa Hercules não está definida como dispositivo padrão do Windows - se for o caso, use outra placa como dispositivo padrão. Depois, acesse o gerenciador Hercules, marque a opção ASIO e ajuste o ASIO buffer (geralmente você acha no valor padrão 10ms). O ideal é trabalhar com os menores valores possíveis (aqui em casa eu trabalho com 2ms), mas sempre que mudar, feche o gerencidador Hercules e abra o VirtualDJ para checar se a mudança foi boa para o áudio. E vá alterando o ASIO buffer até achar um valor que seu sistema responda bem.




Uma dica: não se aventure a ligar equipamentos sem antes realizar testes. Procure fazer testes no local e com o mesmo setup de equipamentos antes de um evento, senão você corre o risco de ser surpreendido, como aconteceu. Ao mudar características do seu sistema (por exemplo, adicionar periféricos), refaça os ajustes de latência se necessário.
 

Posted Sat 13 Apr 13 @ 2:00 pm
Pois ja suspeitava isso, eu hoje testei o VDJ em que activei a versao por 20 dias de pro full e experimentei com definiçoes de external mixer e tudo me pareceu ok. Eu sei que devia ter feito o checksound mas infelizmente nao tive tempo e foi um erro que me custou caro, certamente para a proxima terei de programar o tempo para poder fazer o check sound. Seria possivel exemplicar com imagens esta parte do seu texto, pois nao percebi muito bem como se faz, principalmente a primeira parte

Speedy53 wrote :
A latência da placa de som do seu controlador é ajustada no gerenciador Hercules, guia Main. Com VirtualDJ fechado, certifique-se que a placa Hercules não está definida como dispositivo padrão do Windows - se for o caso, use outra placa como dispositivo padrão. Depois, acesse o gerenciador Hercules, marque a opção ASIO e ajuste o ASIO buffer (geralmente você acha no valor padrão 10ms). O ideal é trabalhar com os menores valores possíveis (aqui em casa eu trabalho com 2ms), mas sempre que mudar, feche o gerencidador Hercules e abra o VirtualDJ para checar se a mudança foi boa para o áudio. E vá alterando o ASIO buffer até achar um valor que seu sistema responda bem.

Ficaria agradecido se me podesse exemplicar com imagens.

 

Posted Sat 13 Apr 13 @ 4:37 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Abra no Youtube e assista em fullscreen 720p

 

Posted Sat 13 Apr 13 @ 10:57 pm
Nao estava a perceber o que queria dizer com a primeira parte que escreveu, mas depois que vi percebi o que era, nao tinha era percebido no inicio lol a segunda parte ja sabia fazer ;) um muito obrigado pela ajuda e quando testar num festival, meto aqui um post a dizer como correu. Um muito obrigado pela ajuda. cumprimentos
 

Posted Sun 14 Apr 13 @ 6:26 pm


(Old topics and forums are automatically closed)