Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: TIME CODE – PLACA DEEJAY TRIM 4&6

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

Fala Pessoal,

Não vou abrir 2 topicos por se tratar de situações no Time Code, portanto peço ajuda dos que utilizam:

1 – Seleção de Source (Placa DEEJAY TRIM 4&6)
Como eu seleciono para tocar um vinil normal ? Na RMX é fácil pois é somente apertar a tecla “Source” na controladora.


2 – Sonorização com distorção
Como estou utilizando um mixer analógico (xone 02) e a amplificação sai dele conforme setup já explicado no tópico do Speedy, o som fica muito distorcido principalmente no grave.
Quando utilizo a RMX como mixer o som não apresenta esta distorção.
Alguns detalhes: toco com toca discos em ambos cenários, só possuo 1 caixa portanto é mono.

Obrigado pela ajuda

Abraços
 

Posted Fri 05 Apr 13 @ 12:55 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Você já procurou informação no manual do seu interface?
 

Posted Fri 05 Apr 13 @ 6:52 pm
Speedy,

No manual nem aparece a parte de conexão da amplificação se limitando somente a explicar as ligações entre a placa e o mixer e configurações, vou dar mais uma verificada mas acho difícil ter a resposta la pois já procurei e não vi.
 

Posted Fri 05 Apr 13 @ 9:01 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Não tenho uma Trim nem um Xone02, mas li e interpretei os manuais e tirei suas repostas de lá. Veja abaixo

Manual da Hercules DJ Trim 4&6
http://ts.hercules.com/eng/index.php?pg=view_files&gid=17&fid=60&pid=240&cid=6

Manual mixer Xone02

http://www.allen-heath.com/uk/products/pages/productdetails.aspx?CatId=XoneSeries&ProductId=Xone02&SubCatId

djinn marcose2 wrote :
1 – Seleção de Source (Placa DEEJAY TRIM 4&6)
Como eu seleciono para tocar um vinil normal ? Na RMX é fácil pois é somente apertar a tecla “Source” na controladora.

O seletor line/phono da DJ trim fica na traseira da interface, ao lado das RCAs dos Inputs 1&2 e 3&4. Vire a chave traseira dos inputs 1&2 e 3&4 para PHONO. Tenha certeza que o fio terra das turntables esteja conectado à interface. Você pode usar os botões de compensação de pré-amplificação na parte frontal da interface (um botão para inputs 1&2 e outro botão pata inputs 3&4) para atenuar ainda mais os níveis de sinal de entrada, e obter sinal timecode perfeitos para o VirtualDJ ou qualquer outro programa (acho que você não vai precisar disso usando turntables, mas se fossem CDJs Pioneer certamente seria necessário usar os atenuadores).

djinn marcose2 wrote :
2 – Sonorização com distorção
Como estou utilizando um mixer analógico (xone 02) e a amplificação sai dele conforme setup já explicado no tópico do Speedy, o som fica muito distorcido principalmente no grave.
Quando utilizo a RMX como mixer o som não apresenta esta distorção.
Alguns detalhes: toco com toca discos em ambos cenários, só possuo 1 caixa portanto é mono.

A distorção do grave pode ser resultado de problemas FORA do sistema DVS (turntables+interface+programa). Verifique os pontos abaixo para confirmar que não é este o problema:
- equalização equivocada no mixer (por exemplo, knob de grave do canal em posição de saturação)
- equalização equivocada no seu sistema de tratamento de sinal antes da amplificação final (por exemplo, um equalizador modular ou um divisor de frequencias ou um equalizador de caixa ativa com posição dos ajustes de grave em saturação)
- casamento de sinal errado após o mixer (por exemplo, ligar a saída não balanceada do mixer em uma entrada balanceada).

Verifique isso. Ao ajustar um sistema timecode, o ideal é certificar-se de todas as conexões corretas e fazer todo o ajuste do DVS com equalizadores em posição FLAT, e depois de acertar o sistema, ajustar a equalização como melhor convier.

Lembre-se que a saída da Trim, bem como qualquer interface, tem sinal de saída com nível de linha de consumo ou não-balanceado. Todas a sinterfaces usadas para DVS com vinil recebem sinal nível phono, fazem sua "mágica interna" (que já expliquei no tutorial, seção SINAL) e te devolvem um sinal de áudio de nivel line unbalanced.

Talvez você esteja com distorção pois ligou a saída da interface equivocadamente a uma entrada PHONO. Se for isso, haja conforme abaixo:
- Ligue a saída da DJ Trim a um canal do seu mixer que tenha entradas LINE.
- Observe que cada canal do seu mixer tem 2 inputs (INPUT A e INPUT B).
- O input A é 2x2, significa que o mesmo conector RCA pode receber sinal com niveis phono/line.
- O Input B é 1x1 e só recebe sinal com nível Line.
- Se estiver usando os Inputs A, utilize o botão seletor da traseira do mixer ao lado das conexões RCA para deixar o respectivo canal habilitado para LINE (botão “pressionado”) e deixe o volume do Input A para ambos canais no máximo e o Input B em zero.
- Se estiver usando os Inputs B, está tudo certo, deixe o volume do Input B para ambos canais no máximo e o Input A em zero

De outro modo, caso você já estivesse usando as entradas LINE do mixer e experimentando distorções que não sejam inerentes a equalização abusiva de graves no mixer ou extra sistema DVS, você pode também reduzir o volume do canal Input B E/OU reduzir o volume de saída do canal da interface usando o gerenciador da placa de som Hercules, de modo que não haja distorção na entrada do seu mixer e que o nível seja compátível com seu outros equipamento que por ventura estejam ligados ao mixer também.



Talvez você necessite uma solução conjunta, casar sensibilidades E ajustar volumes, mas as dicas acima permitem que você faça isso também.

Caso a equalização esteja OK e ainda assim hajam distorções, você não precisa se preocupar tanto com a distorção referente à faixas de frequencia, pois não há como resolver isso pois não há "atenuador de grave" de saída em nenhuma interface para timecodes. Ao diminuir o volume de saída da placa ou casar corretamente a sensibilidade saída/entrada da interface c/ mixer, isso será resolvido - ao menos acontece isso em 99% dos casos.
A distorção é mais sensível nas frequencias baixas, pois são estas frequencias que exigem “a maior parte” do sinal da saída, por isso que você sente mais no grave que médios e agudos. Outro modo de constatar que graves exigem mais que de um sistema de áudio que agudos e médios, é observar que para o mesmo alcance sonoro, os amplificadores de graves sempre são mais potentes que os de médios e agudos.

Sobre utilização de uma única caixa como sistema de amplificação, não representa nenhuma alteração para seu sistema timecode.
 

Posted Fri 05 Apr 13 @ 9:18 pm
Speedy,

Obrigado pela ajuda mais uma vez, pois além de ajudar este teu post é feito de forma caprichada e ilustrada.

Só me permita uma observação: na entrada do mixer embora a saída da TRIM é line como você comentou, no meu caso só funciona se a entrada no mixer ficar em PHONO.

No mais está perfeito e funcionando muito bem.

Grande abraço.

PS: em breve vou postar um vídeo aqui da utilização da placa e fazendo alguns scratchs, já que tem muitos tópicos sobre isso.
 

Posted Sat 06 Apr 13 @ 7:00 am
Speedy,

Só falta agora a questão de tocar vinil convencional, li o manual da TRIM e não tem nenhuma forma de chavear o source como na RMX. Neste caso creio que é diretamente no VDJ, é isso ?
 

Posted Sat 06 Apr 13 @ 7:22 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
djinn marcose2 wrote :
Só me permita uma observação: na entrada do mixer embora a saída da TRIM é line como você comentou, no meu caso só funciona se a entrada no mixer ficar em PHONO.

É exatamente isso que eu escrevi no tópico anterior.
Eu nunca escrevi que as entradas da Trim sejam line, e também nunca escrevi para você usar as entradas da Trim em nível line... para aplicação de timecode em vinil como o seu caso, as entradas da interface sempre são nivel phono e as saídas sempre são nivel line.
É um grande problema meu. Escrevo muito e as pessoas entendem errado. Mesmo estando tudo escrito de forma correta. Veja abaixo alguns trechos que comprovam as orientações dadas.

Speedy53 wrote :
O seletor line/phono da DJ trim fica na traseira da interface, ao lado das RCAs dos Inputs 1&2 e 3&4. Vire a chave traseira dos inputs 1&2 e 3&4 para PHONO

Speedy53 wrote :
Todas a sinterfaces usadas para DVS com vinil recebem sinal nível phono, fazem sua "mágica interna" (...) e te devolvem um sinal de áudio de nivel line unbalanced

Agora, vamos ao novo problema...

djinn marcose2 wrote :
Só falta agora a questão de tocar vinil convencional, li o manual da TRIM e não tem nenhuma forma de chavear o source como na RMX. Neste caso creio que é diretamente no VDJ, é isso ?

Você está correto, a Trim não tem um sistema interno de by-pass, como existe nas placas Native. Mas isso não é problema, você pode fazer o by-pass dentro do VirtualDJ ou fazer um by-pass físico.
Realmente mais uma pista que reflete meu problema em escrever demais provocando falta de atenção nas pessoas...
A resposta já existe e você teve acesso a ela, mas não percebeu. Consulte meu tutorial, seção "4.6) RESOLVENDO PROBLEMAS" e dentro da seção, a pergunta "4.6.3) Quero usar o CDJ ou toca-disco para tocar CDs ou vinis normais, mas não quero desligar o sistema timecode. Como posso fazer isso?"
 

Posted Sat 06 Apr 13 @ 12:56 pm
Speedy,

Não se julgue por alguém não entender ou não achar a sua informação. Neste tópico eu realmente não havia entendido ou encontrado mas por falha minha, eu particularmente não acho os seus tópicos extensos e confusos, mas neste especifico eu ser inexperiente em interfaces e ter muitas informações não tive êxito. Já falei no post anterior que os seus posts são bem ilustrados inclusive... relax

Encontrei e consegui configurar o desativamento do time code porém fiquei com uma dúvida neste trecho do seu tópico:

"Caso você queira que o deck também processe o sinal do seu vinil - assim você poderá aplicar efeitos também ao sinal do vinil - use a sintaxe timecode_bypass & deck [x] linein [y] ou deck [x] timecode_bypass & deck [x] linein [y] onde [x] é o número do deck e [y] é o número da entrada line que você quer endereçar ao deck. Você pode atribuir atalhos de teclado para estas mesmas funções, caso você não use controladoras."

No meu caso que vou criar 2 atalhos para desativar cada deck ficarei assim a sintaxe: "timecode_bypass & deck [1] linein [1] e timecode_bypass & deck [2] linein [2], pois utilizo entrada 1 e 2 no placa correto ?

Em relação a efeitos que você cita neste trecho, quer dizer por exemplo que posso aplicar o efeito PHASER em parte da música mesmo o sinal sendo do vinil convencional ?

Obrigado
 

Posted Sun 07 Apr 13 @ 8:07 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Você jhá deve ter notado que estamos desfigurando totalmente o assunto do tópico... daqui a pouco você vai querer saber o preço de passagens pra Suiça. (rsrsrsr)

Atenção ao que escrevi...

deck [x] timecode_bypass & deck [x] linein [y]


então para cada deck

deck 1 timecode_bypass & deck 1 linein 1
deck 2 timecode_bypass & deck 2 linein 2


Sim, você poderá aplicar efeitos do deck ao áudio comum do vinil convencional (clique aqui para saber mais). Normalmente isso é feito ao selecionar no sound setup, no box INPUTS a opção LINE INs, por isso seria bom que você fizesse o teste pois está usando a opção TIMECODES. É possível que dê certo pois o timecode_bypass converte a entrada timecode em line in, mas não fiz nenhum teste...

Se não funcionar, use somente o timecode_bypass conforme abaixo e me informe, pois precisarei rever a sintaxe...

deck 1 timecode_bypass
deck 2 timecode_bypass




 

Posted Sun 07 Apr 13 @ 1:58 pm


(Old topics and forums are automatically closed)