Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Uma dúvida! - DJ Iniciante procurando dicas sobre DJing e equipamento

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

Eai galera sou novo aqui no forúm!
Prazer ai por conhece-los!
Então tipo... to começando agora com esses lances de djs e tals e gostaria de saber se tem como eu mexer os pratos da músicas pra fazer aquela zuadinha sem a música parar.
Obrigado pela atenção!
 

Posted Thu 04 Apr 13 @ 5:29 am
e também tipo...se der certo,eu gostaria de comprar uma picape de dj.Vocês podem me informar uma que seja boa?
 

Posted Thu 04 Apr 13 @ 8:39 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Prazer é todo nosso.

O fórum não é um bom lugar para começar... o ideal para iniciantes é pocurar um curso presencial com um profissional qualificado. Existem muitas pessoas que aprendem sozinhas usando informação da internet, mas como tudo que existe na internet você tem informação de boa e má qualidade, e ao mesmo tempo estas pessoas à medida que se aprofundam pedem algumas informações específicas sobre um determinado assunto (neste caso os fóruns podem ajudar. fóruns são locais de informação segmentada sobre um nichos do mercado).

Por exemplo: usuários deste fórum em geral já tem algum conhecimento sobre DJing, e por motivos "x" decidiram utilizar o programa VirtualDj para trabalhar. E costumam se aprofundar no uso do software ou tirar dúvidas e resolver roblemas por aqui.

Com o tempo e experiência, talvez você consiga nos dizer melhor o que significa "zuadinha sem a música parar"... porque eu não tenho a mínima idéia do que você quis dizer com isso.

Sobre equipamentos básicos:
1 - Djs profissionais old-school usam as boas e velhas Technics, os modelos mais conhecidos são a SL-1200MK2, SL-1210MK2 e SL-1200MK5.
2 - Djs digitais adeptos de CD players, procuram com mais frequencia equipamentos Pioneer, sendo o top de linha hoje o CDJ-2000.
3 - Djs digitais adeptos de software costumam usar controladores, hoje os tops de linha também são da Pioneer: DDJ-T1, DDJ-SX.
Mas para as 3 situações existem uma infindade de modelos a escolher.
 

Posted Thu 04 Apr 13 @ 9:58 am
Então tipo,eu não sei como descrever a zuadinha mas tipo,é igual a essa que o dj de linkin park faz quando a bateria e o baixo começa a tocar ...
http://www.youtube.com/watch?v=THIAGpcYpCQ
e também obrigado pelo informção dos programas!
 

Posted Thu 04 Apr 13 @ 5:46 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
A "zuadinha" se chama SCRATCH.
 

Posted Thu 04 Apr 13 @ 7:07 pm
Então,tem como fazer o scratch sem fazer que a música dê aquela pausadinha ou é assim mesmo ?
 

Posted Fri 05 Apr 13 @ 6:51 am
Se me permitem começou a entrar na minha praia.

Em relação a scratch tem tanto detalhe que deve ser levado em consideração que vou pontuar os principais:

1 - Equipamento: altamente recomendado (não quer dizer que um CDJ ou Controladora não seja possivel) são os toca discos (pick ups) no linguajar dos DJ's. Alguma marca ? Claro que a Mk 1200 Tecnichs é a preferencial, mas depende do seu bolso. Independente da marca, uma coisa é certa tem que ser Direct Drive, por que ? O movimento do prato da pick up é mais robusto e preciso para fazer os scratchs é fato, inclusive testado por mim (já tive de correia). Outro equipamento importante é o mixer, e se engana que qualquer um serve, pois alem de qualidade dos materiais que sao feitos, existe a questão da precisão, por isso existe no mercado modelos voltados para scratch e performance e não só para mixagem. Sem contar fone de ouvido, agulhas especificas e slipmats no prato para uma melhor aderencia e conservacao do vinil, regulgem dos toca discos etc.

2 - Software: já ouviu falar do time code ? Então procure saber o que é ou você terá que tocar somente com vinil convencional o que muitos gostam inclusive eu, mas para uma grande festa levar cases e mais cases de discos é complicado, além do custo de aquisição dos vinis.

3 - Estudar: sim como toda arte você terá que estudar, ter aulas, observar, entender como são feitos, os tipos, em que tipo de situação são recomendados e quais não, para você ter ideia existe hoje até partitura para scrach pode acreditar.

De forma básica e geral procurei sintetizar o que é necessário para se iniciar nos scratchs, uma arte que nasceu junto com o Hip Hop nos anos 70.

Abraços
 

Posted Fri 05 Apr 13 @ 2:13 pm
Obrigado marcose,ajudou muito mano =D
Então,também gostaria de saber se tem cursos online de dj ?
porque ai seria mais fácil pra mim aprender.
vlws!
 

Posted Fri 05 Apr 13 @ 3:22 pm
Não conheço nenhum curso on line de DJ.

No Youtube tem bastante video aula que sá muitas noções.

Na pratica tem alguns cursos de DJ voltados para toca Disco (Turntable) tem esta "disciplina" no curso.

Não vou indicar nenhuma escola por motivos obvios, mas o que recomendo é, visitar estas escolas, conhecer os professores e instalações e pegar referencias com ex-alunos ou até mesmo na internet.

Embora seja um recurso usado também na música eletronica, a principal escola do scratch e aonde foi criado, no hip hop reune os melhores experts neste assunto.

Abraços
 

Posted Fri 05 Apr 13 @ 3:53 pm
vlw mano,muito obrigado pelas informações,vou ver aqui umas escolas que eu possa fazer!
 

Posted Fri 05 Apr 13 @ 5:16 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Amigos, acho que não tem problemas em indicar alguns cursos como opção... o que não podemos é vender estes cursos no fórum.
Por exemplo,tem a AIMEC

AIMEC
http://www.aimec.com.br/

Quem quiser indicar bons cursos, pode linkar abaixo.
 

Posted Fri 05 Apr 13 @ 8:04 pm
Speedy,

Honestamente poderia listar varias escolas aqui que tem boa referencia no mercado, porem acho que para scratch, ou melhor dizendo curso focado em performance e batalha eu sinceramente não verifiquei nenhum.

Um cara que eu admiro como DJ mas precisa verificar se as aulas são com ele mesmo (pois ele eh o dono da escola ) é o DJ AKEEN. Procura ele no Youtube que tem os links da escola dele (fica em SP)

No mais, acho melhor visitar a escola e verificar quem é o professor e tal, pois senão será somente uma aula de mixagem.

Abraços
 

Posted Fri 05 Apr 13 @ 9:06 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Acho válido a indicação de escolas para iniciantes, e também não sou maluco de indicar o curso do DJ da esquina pro cara... (rs).

As aulas de mixagem são importantes.

Creio que a função das escolas é ensinar técnicas básicas e todos precisam saber andar antes de correr.

Pelo que entendi, nosso caro amigo infest mosh está na fase zero de aprendizado, portanto a escola é o ponto de saída. O assunto "scratch" só surgiu pois ele não sabia dar nome correto à técnica.

Apesar de ser um ponto de interesse do usuário, é importante frisar que deve ser viso como "meta a ser alcançada", e não como "primeiro passo".

Scratching realmente é uma especialização à parte.
 

Posted Fri 05 Apr 13 @ 10:00 pm
 

Posted Sat 06 Apr 13 @ 10:21 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
infest mosh wrote :
então,pra mim seria melhor eu aprender o básico da mixagem primeiro antes de ir aprender o scratch ?

Isso, isso, isso... para dominar a técnica do scrathing é necessário treino, muita coordenação motora e conhecer técnicas básicas e equipamento, daí a importância do curso.
 

Posted Sat 06 Apr 13 @ 1:38 pm
gu3d3sLE userMember since 2010
Amigos boa noite!


Me faz bem poder saber e ler respostas que embora possam parecer duras, sao da maior ajuda pra um iniciante, e por isso que admiro e muito este forum.

Agora como iniciante que sou tambem o que posso dizer par ao amigo e, VIVA MUSICA, escute de tudo que vc puder, tente comecar a entender e "prever"o q o DJ vai fazer na track, isso e muito importante para nos iniciantes, como ja foi dito na net tem de tudo, boa e nao tao boas informacoes, recomendo se pretende mesmo seguir adiante que compre uma controladora, pois assim fica mais facil.

A marca e modelo vai depender do seu bolso e real vontade de entrar e ficar neste mundo, pois existem de vario precos e modelos.

No mais amigo como ja foi dito e procurar um bom curso e ir adiante.

Boa sorte, e nao desanime!



 

Posted Sat 06 Apr 13 @ 9:25 pm
Blz!
valeu ai rapaziada pela ajuda,agradeço a todos,vou procurar um curso de dj por aqui e também procurar uma controladora que eu possa comprar!
Obrigado!
 

Posted Wed 10 Apr 13 @ 5:06 am


(Old topics and forums are automatically closed)