Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Vu master virtual dj - rane 72
Gostaria de verificar por que o vu master do virtual dj não funciona com a rane 72, e no ddj 1000 funciona normal...
 

Posted Tue 14 Jun 22 @ 9:35 am
Eu uso a rane 72 e o ddj 1000, essa e a única diferença que notei, alguém poderia me orientar
 

Posted Tue 14 Jun 22 @ 9:36 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Creio que devido a característica de cada peça que você cita. São equipamentos MUITO DIFERENTES e cada um faz uma coisa então, nem tudo funciona para um da mesma forma que funciona para outro.

Perceba o sound setup do RANE-72... quando em modo external mixer o mixer interno do VirtualDJ é desabilitado uma vez que ao menos em teoria, todo o controle do áudio é feito pelo mixer externo (equalização, volume, ganho, pré-escuta, etc.). Portanto, não faz mesmo sentido ter o VU do programa habilitado, pois o mixer interno não tem nenhuma função, o RANE-72 é totalmente independente do programa, exceto por sua "parte controlador" onde alguns elementos de FX e gráficos são baseados no que o VirtualDJ processa.

Já o sound setup do DDJ-1000 é de um "controlador padrão" apesar do visual. Se é um controlador, TUDO é feito pelo programa inclusive o tratamento de áudio - que é feito pelo mixer interno do VirtualDJ. Portanto todos os elementos visuais do controlador são baseados em uma ação interna do programa e então por isso, o VirtualDJ envia uma sinal de referência (que não é um áudio) para o controlador para "preencher" seu VU, e então é o mesmo sinal que o próprio programa usa no mixer interno.

Entretanto, se você deseja que por questões meramente visuais o mixer da interface VirtualDJ "funcione" ao mesmo tempo que o mixer RANE-72, acessse config > mapper. selecione o mapeamento do RANE-72 e adicione um comando ONINIT com o action fake_mixer on & fake_eq on & fake_master on & fake_hp on & fake_gain on & fake_filter on deste modo você terá todos os elementos gráficos do mixer interno do VirtualDJ ativos, como se estivessem funcionando realmente, mas é algo unicamente cosmético já que vc sentiu falta do VU piscando. Do mesmo modo, inclua um outro action ao comando ONEXIT para desligar o mixer falso ao fechar o programa, fake_mixer off & fake_eq off & fake_master off & fake_hp off & fake_gain off & fake_filter off. Caso os elementos de crossfader, volumes, ganhos e equalizador do RANE-72 enviem comandos MIDI/HID ao VirtualDJ, é possível mapear esse mixer falso para que os mesmos elementos se movam na tela do programa, assim você fica com uma sensação que também estes elementos estão "controlando" o mixer interno do VirtualDJ. Reitero que é algo meramente cosmético feito pra agradar usuários muito acostumados com uso de controladoras e recém adeptos a mixer de hardware, sentem falta dos elementos do mixer "piscando" na tela do programa.
 

Posted Wed 15 Jun 22 @ 1:03 am