Sign In:     

Forum: Portuguese Forum

Topic: Gravando sets no Audacity - set de 4 horas arruinado!

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

Amigos, boa tarde.

Estou gravando alguns sets utilizando o Audacity, e para tanto utilizo minha controladora BCD3000 Behringer ligando a sua saída master na entrada de microfone do meu notebook, conforme padrão.

Até ontem eu vinha utilizando este sistema com perfeição, já com alguns sets gravados com sucesso.

Porém, infelizmente algo bizarro aconteceu com um set gravado ontem, com duração de mais de 4 horas! Explico...

A gravação progrediu corretamente até mais ou menos 4 horas de duração.

Porém, dali pra frente o som ficou totalmente arruinado, e o que é pior, durante a gravação não foi percebido, significando que todo meu trabalho foi por agua abaixo! :(

Só pude descobrir o que aconteceu hoje de manhã, ao ouvir alguns trechos da gravação pela primeira vez. do meio da gravação para o final, algo aconteceu que o som ficou todo "atrasado", "raspado", "desconfigurado", é meio difícil explicar.... é como se algo tivesse "interferido" no meio da gravação, e a trilha de áudio foi afetada.

Do nada, lá pelas tantas, o audio voltou ao normal, porém com alguns "pipocos" no meio das musicas. Nunca tinha visto isso acontecer. Nem vale à pena editar. Já até deletei tudo, de raiva!

Este ocorrido me fez questionar algumas hipóteses, as quais coloco aqui em pauta para ouvir a opinião de vcs, ou até mesmo verificar se isso já aconteceu com alguém e se foi descoberta a razão para o problema.

Hipótese n. 1 - Problema de memória do computador, que já estava sendo utilizado pra rodar o software de DJ (VDJ) + Controladora, além da sobrecarga de rodar o Audacity?

Hipótese n. 2 - Várias horas contínuas com o notebook ligado, gerando grande aquecimento, o que de alguma maneira pode ter afetado o seu funcionamento?

Hipótese n. 3 - Devo ter esbarrado na ponta do cabo RCA que se ligava à entrada de mic do notebook e não percebi?

Hipótese n. 4 - Interferência de algum programa auxiliar (sem querer o windows media player foi aberto em um dado momento, qdo eu estava procurando uma musica diretamente no explorer do windows pra arrasta-la para um dos decks) que foi acionado sem querer durante a gravação?

Acho pouco provável a hipótese 1, pois penso que o audacity foi justamente projetado para situações em que eventualmente outros programas estejam rodando com o computador, ainda mais que o software de mixagem e o de gravação não estavam utilizando as mesmas placas de audio simultaneamente (VDJ/Asio e Audacity/placa on-board).

Qto à hipótese 2, confesso que nunca gravei continuamente por tantas horas, porém, o Audacity explica em seu tutorial que não há limite de tempo para realização de gravação contínua, portanto, teoricamente poderia se gravar infinitamente utilizando o software, ficando apenas limitado ao espaço de memória para armazenagem do conteudo que vai sendo gravado.

Sobre o aquecimento, nunca li nada a respeito da influencia do sobreaquecimento de notebooks no funcionamento do Audacity. Importante mencionar que meu notebook NUNCA travou rodando tanto o VDJ qto o Traktor, e durante esta gravação não aconteceu qualquer problema tanto com o audio original sendo tocado qto com o software do VDJ.

Enfim, gostaria de ouvir a opinião de vcs.

Abraço,
CHRISTIANO

Posted Wed 29 Jul 15 @ 4:16 pm
Cabe um registro, mesmo não contendo resposta definitiva para as questões abordadas.

Uma vez que as falhas de áudio foram originadas na captação, e não na reprodução, creio que a comunidade VirtualDJ tem pouco a ajudar neste caso.

Me parece que o VirtualDJ foi o programa gerado para reprodução, e que não houve perda de áudio sensível durante o processo de reprodução, portanto não seria necessariamente uma falha relacionada ao VirtualDJ, e ao fórum que aqui estamos participando.

Isso se aplica mesmo quando nota-se que você está confirmadamente usando VirtualDJ pirata (uma vez que você está usando controladoras e não tem licenças vinculadas à sua conta que permitam esta aplicação pelo tempo citado). O que me leva naturalmente a sugerir que, se você realmente gosta do VirtualDJ, que procure ajudar o desenvolvimento do programa pelo uso de cópias originais.

Na fase de captação do áudio a partir da entrada da placa on-board, ou na decodificação usando Audacity, houve a perda. O que me leva à sugestão para que você procure ajuda também nas comunidades relacionadas ao Audacity.

Sobre falhas de cabo, é simples verificar: execute o procedimento de gravação, e durante isso, mexa no cabo, especialmente nos conectores. Se houver problemas de construção que levem a mau contato, e as mesmas falhas forem observadas no resultado da gravação, então você chega a uma conclusão.

Entretanto, se houver falha no processo de codificação, somente se perceberá após a captação do áudio, no resultado gravado pelo Audacity. Você pode passar a reproduzir o resultado - em trechos - antes de salvar o arquivo, assim também você saberá se o problema está nesta fase do processo.

E se o seu computador for poderoso o suficiente e com bastante espaço de armazenamento, você poderá tentar deixar dois programas simultaneamente realizando captação e gravação, assim você tem backups e reduz a probabilidade de enfrentar perdas especialmente quando precisar gravar arquivos mais longos.

Pode sim ocorrer que outros processos rodando em segundo plano interfiram no resultado, mas não saberia te informar um meio seguro de monitorar isso. Talvez usando o DPC latency checker, você consiga observar quando outros aplicativos passam a interferir na "latência geral" do sistema.

Sobre aquecimento do sistema, seria perceptível em alguns casos o próprio sistema avisa que o aquecimento irá gerar falhas de desempenho, e desliga o sistema operacional. Você pode também verificar esta hipótese instalando um monitor de desempenho da CPU, ou simuladores de stress em CPU que irão dizer como está o desempenho do seu processador quando existe uma sobrecarga de processamento.

Speedy, mais uma vez grato por suas explicações!

Fiz o teste dos cabos (ontem mesmo, antes de ler sua sugestão), pra fazer um check-list do que NÃO poderia ser a causa. Cabos estão descartados;

Rodei outro programa simultaneamente (windows media player) à execução do VDJ e Audacity...abri, fechei, reabri e fechei novamente várias vezes e nada, não deve ter sido essa a causa. Como não abri outro programa qdo eu estava fazendo a gravação longa (somente o media player sem querer) me satisfiz em somente abrir o media player pra tentar simular o problema, mas nada de errado ocorreu.

O que me leva a crer que o problema deve ter ocorrido durante a fase de decodificação do Audacity, mesmo. Agora, "por que isto aconteceu ?" é o que me pergunto, uma vez que nunca antes experimentei este tipo de ocorrência com o Audacity, e olha que já gravei long sets diversas vezes nele.

Gostei da sua sugestão sobre outro programa pra back-upear a gravação, mas como eu faria isso? Levando-se em conta que já estarei rodando o software de mixagem (VDJ ou o Traktor LE) e o Audacity, qual outro programa eu poderia rodar pra tb capturar o audio e grava-lo, simultaneamente ao Audacity?

Respondendo sua pergunta, você pode tentar com Sound Forge, ou o próprio VirtualDJ (em record loopback).
Sobre programas rodando em segundo plano, acho que você não entendeu... são programas que você nem sabe que estão rodando no seu sistema simultaneamente com os programa em primeiro plano (cuja interface é exibida). Por exemplo, um scan de antivírus geralmente roda em segundo plano, processos do windows, etc.

(Old topics and forums are automatically closed)