Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Problema com "zumbido" quando utilizando vinis originais em paralelo com timecodes.

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

Bom, antes de mais nada, chego a criar este tópico depois de muito tempo lendo o forum procurando por algo semelhante ao que passo, tentando evitar redundância de assunto. Como não encontrei nada semelhante, resolvi me registrar hoje e arriscar compartilhar o problema na tentativa de achar uma resposta.

Inicialmente acho importante deixar claro que o problema não está diretamente relacionado ao VDJ, mas o programa está inserido no setup que uso que é composto por:

2 Pick-Ups Technics SL-1210 MK2
Mixer Numark M-4
Placa Maya 44 USB
Notebook STI IS 1412
Par de timecode vinis Serato Scratch Live

Utilizo a configuração acima sem problemas e funcionando 100% quando em modo timecode. O problema surge quando tento utilizar vinis
comuns. A partir daí explico o que acontece:

No mixer M-4, tenho 3 canais de entrada, em 2 desses canais tenho a opção de entrada de Phono e Line. Para que possa utilizar os toca-discos com ambas as mídias (vinil e timecode), sem ter que ficar desconectando/conectando cabos em entradas distintas, utilizo cabos tipo Y que recebem os cabos do toca-discos e divedem o seu sinal, sendo assim enviado um lado para a entrada Phono do mixer e o outro lado para a entrada da placa Maya 44 USB, que posteriormente de sua saída vai para entrada Line do mixer.

Obs.: Os cabos Y são de excelente qualidade.

Na teoria, para que eu pudesse revezar entre timecodes e vinis, bastaria eu virar as chaves do mixer para o tipo de entrada específica. E é exatamente o que faço. Contudo, quando coloco o mixer em Phono, para tocar os vinis originais, tudo funciona como deveria com a exceção de um leve "zumbido" no som, que efetivamente só é ouvido quando não há execução de nenhum som. Ou seja, o "zumbido" só é percebido quando não estou tocando nada, quanto toco alguma música, o som desta sobressai o ruído.

Bom, em sendo assim, poderia até desconsiderar o ruído, mas no meu ponto de vista isto não é o correto. Então realizei vários testes para tentar descobrir a origem do "zumbido" e depois de muitos teste descobri que o som pára quando desligo a interface Maya do Notebook.

Ou seja, há alguma interferência da placa de som no sinal que chega no mixer. Uma primeira pergunta importante, se o mixer tem chaves para selecionar modos de entrada, estas entradas desligadas não deveriam influenciar em nada a outra, correto?

E se estão influenciando, o que devo considerar como "problemático", a placa Maya ou o mixer?

Há um detalhe importante no processo, a placa Maya comprei usada e uma das características dela que noto que podem apontar para um problema é que os leds de entrada não acendem quando tem um sinal efetivo de timecodes, apenas acendem os leds das saídas. De qualquer forma, volto a repetir (tirando os leds de entrada) TUDO funciona perfeitamente. Faço bailes com 5 ou 6 horas de duração com os timecodes sem problemas.

Não tenho uma real necessidade de utilizar vinis originais, mas como os tenho, gostaria de poder ouví-los e quem saber criar uma interação com os dois tipos de mídia.

Espero que tenha me feito entender e não tenha me alongado demais, esperando por idéias e opniões.

Um forte abraço a todos.
 

Posted Thu 05 Sep 13 @ 2:08 pm
Não sou conhecedor de timecode e quem entende bem disso e o Speedy53. Mas faça um teste no seu sistema com o notebook desligado da rede elétrica, ou seja, deixe o notebook trabalhando apenas na bateria. Isso aparenta problema de aterramento. Quanto à configuração correta acho que outra pessoa possa melhor ajudar.
 

Posted Thu 05 Sep 13 @ 5:18 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
@ rrnovais
Cara, se você não está falando dos estalos naturais do vinil, o que posso te dizer é: você não está sozinho no mundo, bem-vindo ao clube.
Eu utilizo uma Hercules MK2 como interface e tenho o mesmo problema, e também uso a conexão com Y.
De algum modo, o "zumbido" é inerente ao sistema DVS e é acrescido ao sinal e é muito proeminente quando amplificado. Eu não descobri de onde sai esse "zumbido".
O "zumbido" pode diminuir se você fizer o "timecode_bypass", ou seja, passar o áudio do vinil diretamente da entrada pra saída da Maya.
Já tentei diversas maneiras de eliminar totalmente este resíduo sonoro... aterrei todas as carcaças de todos os componentes em um só ponto e inseri uma barra de aterramento de cobre de 3m no meu estúdio pra montar um circuito ideal.
O melhor resultado que consegui - mas que não recomendo a terceiros porque não é algo seguro - foi remover todos os pinos de aterramento das tomadas de todos os meus equipamentos, eliminei o fio de aterramento da Technics (tem um método pra isso), e deixei tudo "sem terra". O "zumbido" está lá, mas diminuiu consideravelmente. De certo modo, isso é parecido com o que o blueeyes citou, logo acima, só que bem mais radical...

Claro, essa é a minha experiência. Donos de sistema timecode, por favor, manifestem-se.
 

Posted Thu 05 Sep 13 @ 9:43 pm
Bom, cheguei agora, segunda-feira passando das 21h e como o final de semana foi intenso, só tive como ver as respostas agora. Vou realizar os testes propostos e possíveis amanhã e virei aqui para mostrar o que conseguir. Obrigado.
 

Posted Mon 09 Sep 13 @ 7:13 pm
Blueeyesdf e Speedy53.

Inicialmente me desculpo pela demora na resposta e conclusão a que cheguei.

Realizei os testes sugeridos, com excessão da remoção dos pinos de aterramento.

Em nenhum deles efetivamente tive um resultado satisfatório. No caso da sugestão
do Speedy de usar o "timecode_bypass", esse recurso seria o ideal não fosse, pelo
menos aconteceu comigo, uma atenuação considerável do sinal de audio. Fazendo uma
comparação básica, o sinal de um vinil comum entrando pelo canal phono tem pelo
menos 80% maior ganho do que o mesmo sendo ouvido através da interface com o
"timecode_bypass" ligado.

No final das contas, pelo menos com a interface que uso acaba não sendo viável a
combinação de timecodes com vinis comuns.

Em breve vou pegar emprestado uma inteface M-Audio Conectiv para testes, que talvez
possa auxiliar no meu propósito.

Quando tiver resultados divulgarei aos senhores.

Muito obrigado pela atenção.
 

Posted Tue 24 Sep 13 @ 10:42 am


(Old topics and forums are automatically closed)