Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: B-Control Deejay BCD3000

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

Olá amigos foristas...Sou marinheiro de primeira viagem e por recomendação de um amigo comprei uma controladora Beringher B-Control Deejay BCD3000.
Bom, instalei em meu notebook o programa Trkator LE que veio com o equipamento, mas acho um tanto complicado para manusea-lo. Gostaria da ajuda dos caros foristas para me indicar um software mais fácil de operar.
Outra dúvida que tenho é saber se no equipamento eu tenho como fazer a virada da música...Realmente estou um tanto perdido, mas espero contar com a ajuda dos foristas para me ajudar.
Grato.

Andre Gois.
 

Posted Thu 12 Jul 12 @ 8:36 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Você está em um site sobre VirtualDJ, então creio que veio buscar informação sobre VirtualDJ, ok?

O VirtualDJ é fácil de operar para mim, para outros o Traktor é fácil de operar. O Traktor é a escolha dos grandes profissionais, já foi eleito software do ano várias vezes pela DJ Mag entre outros prêmios, mas o VirtualDJ em geral é a escolha dos iniciantes por ter recursos tão bons quanto de qualquer outro programa, mas sobretudo por ter uma interface mais amigável - significa que é mais fácil de entender como utilizá-lo à primeira vista. Se você nunca usou VirtualDJ mas já operou mixers e CDJs, possivelmente em alguns minutos já dominará alguns conceitos básicos - o que não o isentará de buscar algumas informações extras (através de vídeo-tutoriais no Youtube ou do manual que temos em português na comunidade), mas se você já utiliza o programa há mais tempo e se sente à vontade com o VirtualDJ, poderá utilizá-lo com seu controlador. O programa é compatível com dezenas de controladores, entre eles a Behringer BCD-3000, MAS...

... a Behringer BCD-3000 é um controlador muito barato pelo que oferece... até há algum tempo era o controlador com placa de som mais barato do mercado. Mas quem vende barato precisa de custos de produção baixos, entende? Ele dá muito problema, em geral existem muitas críticas ao equipamento (componentes baratos, hardware mau construído, etc.). O BCD-3000 foi criado para resolver os problemas da série BCD-2000 mas ainda ficaram muitos "gatos" para trás, por consequencia é muito instável, em alguns casos funciona perfeitamente bem com VDJ mas em outros trava inesperadamente sem motivo aparente. Portanto esteja preparado caso você não seja "sorteado" com funcionamento perfeito.

Para tentar usar o BCD-3000 (ou qualquer outro controlador) com VirtualDJ, você precisará:

  1. Drivers > como todo hardware, também seu controlador precisa de um driver para se comunicar com o sistema operacional. Clique aqui e entre na página de suporte Behringer e baixe os últimos drivers conforme o S.O. que você usa. A instalação de drivers é obrigatória independente do software para DJs que você escolher, mas no caso de Mac OS o reconhecimento do controlador via Core Audio é automático, sem necessidade de instalação e atualização de drivers.

  2. VirtualDJ Pro Full > só ele tem recursos para funcionar com este controlador (suporte MIDI). De preferência, use as versões mais recentes. Se preferir, você poderá adquirir o programa aqui mesmo no site. Leia o tópico "Novato no fórum? Leia este tópico" caso tenha dúvidas sobre diferenças entre versões, procedimentos de aquisição, etc. Você poderá utilizar o VirtualDJ Home Free para realizar testes com o controlador, ele funcionará com o controlador por 10 minutos para testes, e se estiver satisfeito poderá avaliar a possibilidade de usar a versão Pro Full.
    Claro, nem eu nem você somos ingênuos e sabemos que existem meios de obter o software "de graça", melhor dizendo "ilegalmente", mas você já tem um risco grande de mau funcionamento pelo controlador que tem, e serão potencializados pela "versão fria", isso sem falar nos riscos de instalação de addware e malware no seu sistema que geralmente vêm em versões pirata. Não recomendo, não dou dicas de como conseguir isso, mas se você quiser encarar o risco, esteja à vontade. Mas se depois tiver um crash atrás do outro, não diga que não foi avisado.

  3. Configurar o software > para controlar o programa usando o controlador como "joystick" e ter som via placa de som interna controlador:

    • Controle > é feito via MIDI, o VirtualDJ já tem mapeamento "de fábrica" para este controlador e nas versões mais recentes (v.6.0 em diante), o controlador é reconhecido automaticamente pelo software, e rapidamente o programa reproduzirá os movimentos que você fizer no controlador. É claro, algumas teclas realizarão funções bem diferentes do que você já viu noTraktor, pois se o programa é diferente, o mapeamento também o será.

    • Áudio > é nesta parte que você define como o programa usará a placa de som do controlador. Este controlador possui 4 canais de saída, sendo que serão usados 2 canais como MASTER, e 2 canais para HEADPHONES. Clique aqui para ver como configurar a placa da BCD-3000 com VirtualDJ para obter pré-escuta. Se estiver usando VirtualDJ 7, você também poderá usar a entrada de microfone da controladora, bastando mudar o box INPUT para "microphone"
Deste modo, o programa e controlador funcionarão como um par de CDJs e um mixer, e você terá basicamente os mesmos recursos que estes aparelhos "de verdade" propiciam, ou seja, fazer "viradas", equalizar, aplicar efeitos, usar loops, usar samples, ter pré-escuta por fone, etc.

Existem outros softwares para DJs no mercado, pagos (Serato, Ableton, Torq, PCDJ) e gratuitos (Mixxx, Kramixer, Ultramixer) mas acredito que você terá que buscar informações sobre compatibilidade com BCD-3000 em foruns específicos, ou nas webpages de cada um na internet.
 

Posted Thu 12 Jul 12 @ 8:59 pm
Eu tenho duas perguntas sobre a BCD3000, ela não tem ferramenta para carregar as músicas nos decks né? tem que ser pelo mouse mesmo. Confirma?
Parece-me que ela apesar de vir com o Traktor na caixa, opera melhor no VirtualDJ, confirma?
 

Posted Wed 20 Feb 13 @ 2:21 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Marcelo_ea wrote :
Eu tenho duas perguntas sobre a BCD3000, ela não tem ferramenta para carregar as músicas nos decks né? tem que ser pelo mouse mesmo. Confirma?


Depende do mapeamento da controladora.

Mapeamento (ou mapper) é um arquivo que associa as teclas, botões, faders, etc. às funções do software. Por exemplo, é ele que diz pro programa dar "play" na música quando você aperta o play no controlador. Através do mapeamento, é perfeitamente possível - dentro do mesmo exemplo - o programa dar stop quando você aperta o "play".

Cada fabricante de programa elabora um mapeamento específico para cada controlador.

Como o mapeamento pode mudar de um programa para outro e pode até mesmo ser personalizado pelo usuário, você precisa estudar o mapeamento do programa que você usa para saber se ele tem a função de navegação no browser e carregamento de arquivos.

Por exemplo, para o mapeamento que vem de fábrica no VirtualDJ PRO v7.3 para este controlador, a navegação no browser é feita usando o jogwheel e os botões EXT IN A e EXT IN B. Ao rodar o jog enquanto mantem apertados o botão EXT IN B, você navega entre suas pastas (lado esquerdo do browser) e ao rodar o jog enquanto mantem apertados o botão EXT IN B, você navega entre os arquivos da pasta (parte central do browser). E se você apertar o CUE com o EXT IN A pressionado, se não me engano a música é carregada.

Mas no Traktor, somente usuários deste programa podem te responder. Faça a amesma pergunta em fóruns sobre Traktor, ou então leia o manual do seu equipamento procurando saber se o Traktor realiza esta função. Se ele o fizer, certamente tá escrito no manual.

Marcelo_ea wrote :
Parece-me que ela apesar de vir com o Traktor na caixa, opera melhor no VirtualDJ, confirma?
´

Não faz o menor sentido isso.

O controlador tem que operar bem com o programa que o acompanha pois o programa foi feito para o controlador. Então a lógica é que ele funcione melhor para Traktor do que com VirtualDJ.

Mas isso não quer dizer que o Traktor seja melhor ou pior que o VirtualDJ. Cada programa tem seus recursos. Por exemplo, para pessoas que usam mixar vídeo, o controlador irá sem dúvida operar melhor com VirtualDJ pois o Traktor não trabalha com reprodução de arquivos de vídeo.

Mas há que se considerar que eu, dentro das experiências com usuários que tive neste fórum, nunca indicaria que alguém comprasse um Behringer BCD-3000. É o controlador com maior número de problemas registrados neste fórum, e por causa disso, por falta de confiabilidade, eu creio que não é uma boa compra.

Então a minha resposta à sua pergunta é: "Se você tiver sorte que ele opere com qualquer um dos 2 programas, escolha o que não dá problema".
 

Posted Wed 20 Feb 13 @ 5:52 pm
Oi prezado Speedy, agradeço muito suas respostas e essas dicas valiosas sobre mapping.

Na verdade eu tenho uma Hercules DJ Control MP3 e sinto que está na hora de alçar voos mais ousados, tá entrando uma graninha e quero investir em uma controladora mais robusta e com placa de áudio interna.

Realmente estou com o pé atrás sobre a BCD3000, o problema que venho encontrando é na oferta de opções aqui em Brasília, quase não há lojas especializadas e em sites de vendas anunciantes vizinhos são raríssimos.

Já que o meu pé ficou ainda mais atrás com sua resposta e a "fama" da referida controladora no fórum, fiz uma pesquisa mais detalhada.

Não sei se poderia colocar aqui nesse post esse tipo de pedido, talvez não, mas aí vai.

Na sua opinião, entre a Numark Stealth Control e a DJ Control Instinct da Hercules. Qual o melhor custo-benefício? (sei q a Numark não tem placa de som interna, possuo uma placa de audio interface firewire e poderia continuar com ela, queria me livrar de mais um equipamento no case mas enfim, se a numark for melhor, continuo com ele).

Se puder responder mais essa dúvida, agradeço. Se não for o lugar correto para isso, peço desculpas.
 

Posted Wed 20 Feb 13 @ 8:20 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Você mudou o assunto do tópico, mas é fácil resolver: abra um novo tópico sobre escolha de controladores e nos ajude a manter o fórum organizado.
 

Posted Wed 20 Feb 13 @ 8:32 pm


(Old topics and forums are automatically closed)