Saudações a todos, gostaria de perguntar se algum usuário de Macbook Air M1 Tahoe estaria com alguma dificuldade para realizar gravação dos trabalhos, meu virtual dj não está gravando sets, eu já reinstalei o software, não voltou a gravar, reinstalei os drives da ddj sz2 também não voltou a gravar, já tentem procurar nas opções de audio e gravação mas aparentemente não estão com configurações incorretas.
Observação: a minha controladora antiga, uma Hercules 4Mx está gravando normalmente com o mesmo MacBook eu não sei o que fazer, já todas as demais funções da DDJ SZ2 estão funcionando perfeitamente no VDJ mas na hora de gravar ela fica aguardando o "início do audio" mesmo dando o play no deck da controladora o VDJ continua em espera para iniciar o audio, quem souber de algo sobre isso eu agradeço de mais!!
Observação: a minha controladora antiga, uma Hercules 4Mx está gravando normalmente com o mesmo MacBook eu não sei o que fazer, já todas as demais funções da DDJ SZ2 estão funcionando perfeitamente no VDJ mas na hora de gravar ela fica aguardando o "início do audio" mesmo dando o play no deck da controladora o VDJ continua em espera para iniciar o audio, quem souber de algo sobre isso eu agradeço de mais!!
Posted Sat 29 Nov 25 @ 5:09 pm
Por eliminação, se uma função esta sendo executada pelo software normalmente com uma controladora, e na outra controladora a mesma função não está sendo executada, então o problema não seria o software.
Você precisa checar duas coisas:
1-Se a configuração de áudio está conforme manual de configuração da DDJ-SZ2 com VirtualDJ - em especial, leia o tópico "Recording" do manual.
2-Se os drivers da sua controladora são compatíveis ocm Mac OS Tahoe.
Neste caso tenho uma má notícia pra você pois a Pioneer esta ainda analisando a compatibilidade dos seus produtos, então você queimou a largada amigo. Tem que esperar o fornecedor do hardware dar ok antes de atualizar.
Você precisa checar duas coisas:
1-Se a configuração de áudio está conforme manual de configuração da DDJ-SZ2 com VirtualDJ - em especial, leia o tópico "Recording" do manual.
2-Se os drivers da sua controladora são compatíveis ocm Mac OS Tahoe.
Neste caso tenho uma má notícia pra você pois a Pioneer esta ainda analisando a compatibilidade dos seus produtos, então você queimou a largada amigo. Tem que esperar o fornecedor do hardware dar ok antes de atualizar.
Posted Sat 29 Nov 25 @ 5:34 pm
primeiramente, muito obrigado por responder essa questão prezado speedy, eu utilizo a sz2 desde 2014 sempre gravou normalmente, notei esse problema faz de 20 a 25 dias atrás e até o momento ainda continua não inicia o audio na hora de gravar, o MacBook vive atualizando a cada período assim como o VDJ também, acaba sendo uma coisa cotidiana claro, estou um pouco triste se tiver acontecido isso por parte da alpha theta, eu acho um pouco desonesto, vou tentar me informar com outros usuários de Macbook que tenham controladoras antigas da Pioneer ainda, se tiverem passando pelo o mesmo problema ai eu buscarei alguma alternativa.
Muito obrigado! se algum outro usuário aparecer com o mesmo problema eu gostaria de pedir um tópico aqui na comunidade para falar sobre essa questão.
Muito obrigado! se algum outro usuário aparecer com o mesmo problema eu gostaria de pedir um tópico aqui na comunidade para falar sobre essa questão.
Posted Mon 01 Dec 25 @ 11:21 pm
Ué, o tópico é esse, estamos conversando sobre o problema. Precisa criar outro? Não entendi. Enfim, seguindo.
Na verdade, a atualização de sistema operacional do Macbook não é automática. As atualizações de manutenção são baixadas e instaladas automaticamente, mas no caso de um novo MacOS o sistema baixa a atualização do sistema operacional mas fica a opção do usuário para instalar. Tenho um M1 aqui com 3 hardwares Pioneer pendurados nele (SP1, DJM-900 e CDJ-2000NXS) e estou por enquanto operando feliz no Sequoia.
No caso é sempre bom antes de instalar um novo MacOS criar um ponto de restauração num pen drive para caso de problemas, poder voltar ao sistema operacional antigo.
Então fique atento, pois em viradas de sistema operacional MacOS a Pioneer/Alpha Teta sempre demora uns seis meses pra dar ok para todos os seus hardwares. É algo comum, não se trata de problemas na Pioneer/Alpha Teta pois pra poder se antecipar e confirmar a compatibilidade dos seus produtos no mesmo dia de disponibilidade do sistema operacional eles precisariam ter acesso ao MacOS bem antes do lançamento e creio que isso não acontece pra nenhum fabricante. Ainda, para fornecedores de software parece que essa compatibilidade é mais rápida pois os apps da AppStore precisam se manter compatíveis. Essa demora entre o lançamento e a confirmação de compatibilidade de hardware acontece há anos, pode acreditar que sempre tenho essa dificuldade pra novos MacOS e fico acompanhando a pagina da Pioneer mensalmente no mesmo link que divulguei no post anterior, pra poder saber se meus hardwares se manterão compatíveis.
Se você opera há anos seu DDJ-SZ2 possvelmente já deve ter verificado se a configuração de record do VirtualDJ está correta, puxando áudio do input 9&10 da SZ2, e na configuração Pioneer se o nível -19dB do canal 9&10 utilizado pra gravação está nos conformes, e verificado também se ele está mesmo conectado ao MIX (REC OUT) da controladora pois pode ter ocorrido alguma desconfiguração normal durante qualquer operação, vou considerar isso como realizado.
Com as configurações corretas, talvez você precise esperar a diretriz Pioneer sobre compatibilidade, mas para não precisar fazer downgrade para o Sequoia, como alternativa você pode usar uma outra configuração de record loopback - fazendo um roteamento via cabo físico 2 RCA-P2 stereo, ou via cabo virtual usando BlackHole - puxando o áudio do master2 e conectando no mic input do mac, e configurar o VirtualDJ para usar o Mic Input do Mac ao invés do input da DDJ.
Na verdade, a atualização de sistema operacional do Macbook não é automática. As atualizações de manutenção são baixadas e instaladas automaticamente, mas no caso de um novo MacOS o sistema baixa a atualização do sistema operacional mas fica a opção do usuário para instalar. Tenho um M1 aqui com 3 hardwares Pioneer pendurados nele (SP1, DJM-900 e CDJ-2000NXS) e estou por enquanto operando feliz no Sequoia.
No caso é sempre bom antes de instalar um novo MacOS criar um ponto de restauração num pen drive para caso de problemas, poder voltar ao sistema operacional antigo.
Então fique atento, pois em viradas de sistema operacional MacOS a Pioneer/Alpha Teta sempre demora uns seis meses pra dar ok para todos os seus hardwares. É algo comum, não se trata de problemas na Pioneer/Alpha Teta pois pra poder se antecipar e confirmar a compatibilidade dos seus produtos no mesmo dia de disponibilidade do sistema operacional eles precisariam ter acesso ao MacOS bem antes do lançamento e creio que isso não acontece pra nenhum fabricante. Ainda, para fornecedores de software parece que essa compatibilidade é mais rápida pois os apps da AppStore precisam se manter compatíveis. Essa demora entre o lançamento e a confirmação de compatibilidade de hardware acontece há anos, pode acreditar que sempre tenho essa dificuldade pra novos MacOS e fico acompanhando a pagina da Pioneer mensalmente no mesmo link que divulguei no post anterior, pra poder saber se meus hardwares se manterão compatíveis.
Se você opera há anos seu DDJ-SZ2 possvelmente já deve ter verificado se a configuração de record do VirtualDJ está correta, puxando áudio do input 9&10 da SZ2, e na configuração Pioneer se o nível -19dB do canal 9&10 utilizado pra gravação está nos conformes, e verificado também se ele está mesmo conectado ao MIX (REC OUT) da controladora pois pode ter ocorrido alguma desconfiguração normal durante qualquer operação, vou considerar isso como realizado.
Com as configurações corretas, talvez você precise esperar a diretriz Pioneer sobre compatibilidade, mas para não precisar fazer downgrade para o Sequoia, como alternativa você pode usar uma outra configuração de record loopback - fazendo um roteamento via cabo físico 2 RCA-P2 stereo, ou via cabo virtual usando BlackHole - puxando o áudio do master2 e conectando no mic input do mac, e configurar o VirtualDJ para usar o Mic Input do Mac ao invés do input da DDJ.
Posted Tue 02 Dec 25 @ 3:14 pm
E pra fechar o assunto, foi divulgada hoje a atualização de compatibilidade de hardware Pioneer e Mac OS Tahoe, e na mesma data atualização de compatibilidade do Serato.
A má notícia é que nem todos os equipamentos Pioneer estão na relação, o que significa que a Pioneer pode ter deixado de dar suporte para o produto e o mesmo esteja na relação de descontinuados. Caso seja essa a situação do seu hardware, procure verificar na página própria do controlador o último sistema operacional com suporte oficial.
https://www.pioneerdj.com/en-us/landing/support-for-macos-tahoe-26/
A má notícia é que nem todos os equipamentos Pioneer estão na relação, o que significa que a Pioneer pode ter deixado de dar suporte para o produto e o mesmo esteja na relação de descontinuados. Caso seja essa a situação do seu hardware, procure verificar na página própria do controlador o último sistema operacional com suporte oficial.
https://www.pioneerdj.com/en-us/landing/support-for-macos-tahoe-26/
Posted Tue 09 Dec 25 @ 9:58 am





