Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Usando Virtual DJ com mixer sem placa de som NOX 606 Behringer

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

Tenho um mixer Behringer Nox 606 e uma XDJ 1000 e outra XDJ 1000mk2 da Pioneer. O mixer não tem placa de som , mas as duas XDJs tem . Estou tentando usar os 3 aparelhos com o Virtual DJ 8 , mas consigo somente controlar os XDJ através do SW . Quero poder mixar os e XDJ porém na configuração do Virtual DJ somente permite um canal do mixer analogico funcionando com k som das 2 controladoras . Parece que existe uma possibilidade de separar as XDJs em um canal do mixer cada uma , ao mesmo tempo que o SW controla oque vai tocar. Isto é possível? Preciso comprar uma placa de som ? Se comprar uma licença do Virtual DJ me possibilitaria ter está configuração funcionando ?
 

Posted Sat 04 Apr 20 @ 2:25 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
afcsakkas wrote :
O mixer não tem placa de som , mas as duas XDJs tem
Seu mixer tem uma placa de som interna que pode ser conectada ao seu sistema via USB. A placa de som de 2 saídas (L+R) do seu mixer serve para que você consiga realizar (entre outras coisas) gravações dos seus sets, por exemplo, utilizá-la como input num sistema de "record" do VirtualDJ ou como origem de áudio para qualquer outro programa como Audacity, Soundforge, etc. Entretanto, seu mixer não tem recursos MIDI/HID que possibilitem interação e controle do mixer interno do VirtualDJ.

afcsakkas wrote :
(...) mas consigo somente controlar os XDJ através do SW (...)
O elemento controlador é o XDJ, ele que controla o software. Pode parecer bobo, mas é importante que você entenda o papel do hardware como controlador, e do software como elemento controlado. Num exemplo simples, sua XDJ é o joystick, o computador com VirtualDJ é o console com o jogo.

afcsakkas wrote :
Parece que existe uma possibilidade de separar as XDJs em um canal do mixer cada uma , ao mesmo tempo que o SW controla oque vai tocar. Isto é possível? Preciso comprar uma placa de som ?
É possível, não precisa comprar placa de som. Aqui temos uma manual especifico em desenvolvimento de como de como instalar e configurar suas XDJ-1000 com VirtualDJ. Mas resumidamente:
1) Instale os drivers e tenha o firmware das XDJ-1000 atualizado, obtenha ambos bem como as instruções de atualização de firmware na página de suporte Pioneer
2) Faça as conexões conforme o esquema abaixo.

3) A configuração pode ser feita de 3 modos: a) no start-up ao detectar o controlador o VirtualDJ irá mostrar uma mensagem perguntando se poderá usar as placas de som do mesmo e fazer a configuração automaticamente, sugiro clicar "sim" mas se você clicar "não" precisará fazer a configuração manualmente b) em config > audio, clique no respectivo botão do XDJ (em azul) no painel de configuração ou então c) ajuste as entradas e placa de som conforme a figura abaixo, somente observe que haverão duas placas de som da XDJ-1000 para escolha então escolha uma placa diferente para cada deck, caso contrário o som das duas XDJ saírá pela mesma placa de som e no mesmo canal do mixer.

Nota: versões antigas do VirtualDJ não irão funcionar com este controlador. Use a versão mais recente, que pode ser obtida no link abaixo informado

afcsakkas wrote :
Se comprar uma licença do Virtual DJ me possibilitaria ter está configuração funcionando ?
Se não me engano, usando VirtualDJ original que vc baixa aqui mesmo no site você poderá testar por 30 dias a configuração funcionando sem nenhum custo adicional. Após o período de teste, você poderá decidir se adquire uma licença ou não. A compra de uma licença de qualquer software deve ser vista copo forma de apoio ao desenvolvimento da ferramenta que você usa se ela te atende bem, e não como condição de funcionamento para qualquer aplicação.
 

Posted Sat 04 Apr 20 @ 2:56 pm
Fiz a configuracao das configuracoes de HW e SW ( audio settings) como indicado , porem quando para a configuracao em azul indicada , speaker + Headphone e Pioneer XDJ 1000, nao e possivel ter outputs deck 1 e Deck 2 . O sistema muda automaticamente , quando colocado deck 1 e Deck 2 , para separate descks e coloca um aviso que analog mixer license is needed . Em qualquer configuracao que eu faco , ou somente 1 deck (XDJ) toca em um canal do mixer , ou ambos decks tocam no mesmo canal do mixer . Acho que o problema e que o Virtual DJ nao consegue configurar um deck para cada canal do mixer , o que fisicamente esta configurado conforme configuracao enviada .
A figura que vc indicou parece nao ser a mesma versao do SW do Virtuak DJ , a minha e V8.4 b5630 , a ultima baixada do site . Nao consigo copiar e colocar neste post infelizmente . Os dois drivers das XDJ ( XDJ 1000 e XDJ 1000 MK2) estao instalados e parecem reconhecidos pelo SW , o problema mesmo e a liberacao dos decks para trabalhar com canais distintos do mixer .
 

Posted Sat 04 Apr 20 @ 10:09 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Realmente a figura estava errada, o certo é "separate decks". Figura corrigida, agora exibindo a versão atual do programa v8.4 b.5630
Conforme chamei atenção no post anterior, no menu drop down das configurações de áudio haverão dois drivers para escolha, sendo uma XDJ-1000 e outra XDJ-1000MK2. Será necessário escolher uma placa de som para cada deck. Caso você escolha a mesma placa nos 2 decks, realmente o som sai no mesmo canal do mixer. Atenção pois a descrição das duas não é muito diferente.Abaixo, um exemplo de como aparecem as CDJ-2000NXS no Mac para que você veja que aí na sua casa será bem parecido, entretanto com o seu equipamento.

Sim, o VirtualDJ consegue configurar um equipamento para cada canal do mixer, a XDJ-1000 e a CDJ-2000NXS são muito parecidas e se eu tenho sucesso aqui, certamente você também terá aí.
Sobre o alerta de licença necessária, conforme escrevi você poderá fazer o teste por 30 dias, eu confirmei aqui em casa com a CDJ-2000 e realmente mesmo sem licença nenhuma, o equipamento funcionará por 30 dias para testes. Mas o programa exibirá um aviso de licença necessária sim, você poderá ignorar este aviso por 30 dias, mas depois do período de teste caso o programa te atenda para sua aplicação você precisará decidir pela compra ou não da licença.

Caso você queira postar uma figura com a sua condição, utilize um drive de nuvem (GDrive, OneDrive, Dropbox, etc.) ou serviço de hospedagem de imagens (Pinterest, Imgur, Imageshack, etc.), copie e cole o link no seu post. Somente é permitido postagem de figuras aqui no fórum para usuários licenciados.
 

Posted Sun 05 Apr 20 @ 5:11 am
Obrigado pelas dicas , mas ainda nao consegui fazer a separacao dos 2 decks (XDJ 1000 e XDJ MK2 ) em diferentes canais do Mixer ( NOX 606) .

Os dois drivers da controladora dos Decks aparecem como Pioneer XDJ 1000 e Pioneer CDJ/XDJ , e faco esta configuracao como deck 1 e 2 respectivamente . Mesmo assim os 2 decks tocam somente no canal 2 do meu Mixer . Uma coisa que notei , e vc pode ver nas figuras que mandei no dropbox link abaixo , 'e que um sinal amarelo ( triangulo com ! no meio ), aparece quando coloco o deck como PioneerCDJ/XDJ , e quando clico no mesmo ele da a mensagem de analog mixer license , ou seja acho que pede licenca para esta funcao . Como vc pode ver nas imagens tambem , ainda tenho 27 dias para usar antes de precisar licenca .

 

Posted Sun 05 Apr 20 @ 3:31 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Dica: pra fazer printscreen no Mac, use Shift+Command+3, assim você não precisa tirar foto da tela do computador.

Se você precisasse de licença pra usar qualquer dispositivo, no mesmo lugar onde você consultou suas licenças apareceria o dispositivo bloqueado, e licença necessária. Acho que não precisamos mais voltar a este assunto, pois já é o terceiro post que discutimos isso...rs

O problema é que você está usando um dispositivo agregado PIONEER XDJ/CDJ. Em nenhum momento orientei você para construir um, mas você o fez e talvez por isso não consegue realizar a configuração.

Um dispositivo agregado é um recurso exclusivo do Mac que junta várias placas de som reais em um único dispositivo virtual de canais múltiplos, que é o tal "dispositivo agregado" ou "aggregate device". Caso seu dispositivo agregado contenha as placas de som das duas XDJ, então você poderá usá-lo definindo um "canal virtual" para cada deck (na figura abaixo construí um dispositivo pra te ajudar, a CDJ1 está definido como canal 1&2 e a CDJ2 está definida como canal 3&4), mas se o dispositivo agregado contém somente uma única placa de som, então se explica porque só sai em um canal.
A única coisa que faltou foi você selecionar o dispositivo agregado pra eu saber quais as placas de som você juntou nele.

O ideal é remover o dispositivo agregado e usar as placas de som de cada XDJ diretamente.
Mas pra você ver que existem vários modos de conseguir resultado, construí um dispositivo agregado com minhas duas CDJ-2000NXS e fiz a configuração pra servir de modelo para que você tente aplicar aí também com as XDJ (dependendo de como seu dispositivo agregado está configurado, como já citei). Veja nas figuras abaixo e clique nas figuras para aumentar o tamanho.
Ainda, existe algo estranho aí pois a placa de som da XDJ-1000MK2 não aparece sozinha na relação de dispositivos de áudio. Veja que mesmo eu tendo construído um dispositivo agregado com as placas de som da CDJ-2000, ambas aparecem na relação do utilitário AUDIO/MIDI. Você tem certeza que instalou os drivers de áudio da 1000MK2 e/ou tem certeza que o firmware está mesmo atualizado? Você está usando algum Mac OS antigo? Se positivo, tem certeza que as XDJ são compatíveis com este Mac OS?
 

Posted Sun 05 Apr 20 @ 10:16 pm
Ufa !! Funcionou , o problema era o upgrade do FW do XDJ 1000 MK2 , agora o desafio e configurar o meu DDJ - XP1 para trabalhar com os dois decks distintos .Muito obrigado pela ajuda !!
 

Posted Mon 06 Apr 20 @ 1:21 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Speedy53 wrote :
1) Instale os drivers e tenha o firmware das XDJ-1000 atualizado, obtenha ambos bem como as instruções de atualização de firmware na página de suporte Pioneer
afcsakkas wrote :
Os dois drivers das XDJ ( XDJ 1000 e XDJ 1000 MK2) estao instalados e parecem reconhecidos pelo SW
afcsakkas wrote :
o problema era o upgrade do FW do XDJ 1000 MK2
Atenção nas informações, é muito importante que as instruções dadas sejam verificadas e se houver dúvidas, podemos confirmar para evitar falhas nos processos seguintes.

O DDJ-XP1 já é mapeado no VirtualDJ, e muto embora eu não tenha um aqui (possuo uma DDJ-SP1) digo que sim, li o material disponível e realmente é possível trabalhar não somente com 2 decks separados, mas com 4 decks. É possível também ver pelas fotos que você mandou, que o dispositivo já foi reconhecido pelo programa e que está habilitado para testes. Clique aqui e veja um manual completo sobre DDJ-XP1 e VirtualDJ.
 

Posted Mon 06 Apr 20 @ 3:46 pm
Obrigado !! Excelente suporte .
 

Posted Mon 06 Apr 20 @ 4:12 pm


(Old topics and forums are automatically closed)